A paralisação de 24 horas dos médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) atingiu as quase 25 mil perícias que estavam marcadas para esta segunda-feira (31/1). Os atendimentos serão reagendados automaticamente pelo órgão.

O INSS informou, por meio de nota, que “será feita a remarcação de todos os atendimentos que não puderam ser realizados”. O Instituto ressaltou ainda que “não é necessário que o segurado solicite remarcação”.

Acrescentou ainda que “a perícia será reagendada pelo próprio INSS para a data mais próxima, sem que haja prejuízos financeiros para o segurado”. O segurado pode confirmar a nova data e horário da sua perícia pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.

A paralisação de ontem, segundo a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), pode culminar em uma greve por tempo indeterminado. O sindicato da categoria reivindica recomposição salarial de 19,99% — assim como outras categorias de servidores federais —, novo concurso público, fim da teleperícia e edição de decreto regulamentar da carreira, previsto em lei, entre outros pontos. Uma das reivindicações já foi atendida: o número de atendimentos médicos diários caiu de 15 para 12 por médico perito.